Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM proíbe aposta na queda das acções do BCP esta sexta-feira

Não vai ser possível fazer vendas a descoberto das acções do BCP esta sexta-feira. Depois da queda de 11% do banco, os investidores ficam impedidos de beneficiar com novas desvalorizações do banco.

Miguel Baltazar/Negócios

As acções do BCP afundaram esta quinta-feira 11,37% para 14,27 cêntimos. A partir de quedas superiores a 10%, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliárois (CMVM) tem poderes para restringir temporariamente a aposta em desvalorizações, o chamado "short selling" ou vendas a descoberto. E foi isso que foi decidido hoje. 

 

"A CMVM decide a proibição das vendas a descoberto das acções representativas do capital social do Banco Comercial Português, S.A. (ISIN: PTBCP0AM0015) no Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 20 de Janeiro de 2017, até às 23h59m do mesmo dia", indica o comunicado do regulador.

 

Segundo a CMVM, a "flutuação do preço das acções em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo". 

Assim, na sessão desta sexta-feira, os investidores apenas podem assumir posições longas, ou seja, posições em que só ganham com valorizações das acções, já que estão proibidas as práticas que beneficiam com a desvalorização dos títulos. 

A decisão do regulador presidido por Gabriela Figueiredo Dias (na foto) é tomada em pleno aumento de capital do banco presidido por Nuno Amado. Esta quinta-feira, foi o primeiro dia em que estiveram a negociar os direitos que permitem a subscrição das novas acções que serão emitidas no âmbito do reforço de capital de 1,33 mil milhões de euros que o BCP está a implementar. A proibição de "short selling" é determinada na segunda sessão em que estes direitos negociaram. 

Os direitos vão negociar em bolsa até 30 de Janeiro, sendo que o período de exercício termina a 2 de Fevereiro. Cada direito permite a compra de 15 acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma. Aqui pode acompanhar a cotação dos direitos.  E aqui das acções.



(Notícia actualizada com mais informações às 20:15)

Ver comentários
Saber mais CMVM vendas a descoberto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio