Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias em máximos de quase oito anos impulsionadas pelo BCE

As bolsas europeias estão em alta há seis semanas consecutivas, impulsionadas pelas medidas do Banco Central Europeu. Destaque para o índice alemão DAX, que superou os 12 mil pontos pela primeira vez.

A carregar o vídeo ...
Germany’s DAX Index Rises to 12,000 for First Time
16 de Março de 2015 às 10:33
  • 6
  • ...

As bolsas europeias estão a negociar em máximos de quase oito anos esta segunda-feira, 16 de Março, impulsionadas pelo programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE) que começou há precisamente uma semana.

 

O Stoxx600, o índice de referência para a Europa, avança 0,58% para 398,91 pontos, depois de já ter negociado em 399,34 pontos, o valor mais elevado desde Julho de 2007. O sector automóvel é dos que mais impulsiona os ganhos, com uma valorização superior a 1%. O Stoxx600 está a subir há seis semanas consecutivas, acumulando uma valorização de 16,5% desde o início do ano.

 

À excepção da bolsa de Atenas, o optimismo estende-se à generalidade dos índices europeus, e em especial ao alemão DAX, que superou esta segunda-feira os 12 mil pontos pela primeira vez. Avança, nesta altura, 0,9% para 12.009,07 pontos, elevando para 23% a valorização desde o início do ano. O londrino Footsie ganha 0,45% para 6.770,74 pontos e o francês CAC40 soma 0,75% para 5.047,74 pontos.

 

"Os motores do mercado continuam a ser a liquidez, os banqueiros centrais e investidores à procura de qualquer tipo de rendimento que possam obter", referiu, em declarações à Bloomberg, Michael Woischneck, analista da Lampe Asset Managemnet. "Algumas empresas estão, obviamente, sobrevalorizadas, mas o mercado ainda não está muito caro na Europa".

 

Entre as cotadas que mais impulsionam os ganhos na Europa, destaque para a Fiat Chrysler Automobiles, que avança 3,9%, enquanto a BMW, a Continental e a Daimler sobem mais de 1,2%. 

 

Esta segunda-feira deverão ser divulgados novos dados sobre a compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE) no âmbito do ‘quantitative easing’ (flexibilização quantitativa). Benoît Coeuré, membro do Conselho Económico, já avançou que nos primeiros três dias, o BCE comprou 9,8 mil milhões de euros em títulos de dívida pública com uma maturidade média de nove anos. 

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Europa economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio