Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega valoriza mais de 4,5% na antecâmara do encontro entre Tsipras e Juncker

Tsipras e Juncker reúnem-se esta noite em nova tentativa de superar o impasse nas negociações com os credores. O horizonte de um acordo levou a bolsa grega a valorizar mais de 4,5% e os juros da dívida a descerem mais de 200 pontos base no prazo a dois anos.

50º - Grécia (57º em 2014)
Bloomberg
03 de Junho de 2015 às 18:00
  • 3
  • ...

O principal índice bolsista grego, o FTASE, encerrou a sessão desta quarta-feira, 3 de Junho, a avançar 4,61% para 251,98 pontos. Depois de três sessões consecutivas a desvalorizar, a bolsa helénica voltou a negociar em terreno positivo beneficiando do agendamento de um encontro, esta noite em Bruxelas, entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

 

Apesar de não haver ainda perspectivas de um acordo final entre a Grécia e as instituições credoras, surgem notícias que dão conta de que será possível chegar a um consenso antes de sexta-feira, 5 de Junho, dia em que Atenas tem agendado o pagamento de quase 311 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

O primeiro-ministro grego anunciou entretanto que não recebeu ainda nenhum "feedback" em relação à proposta apresentada aos credores. Contudo, Tsipras afiançou que as propostas apresentadas salvaguardam a permanência da Grécia na Zona Euro, algo pretendido por uma larga maioria do eleitorado helénico.

 

Num momento em que se torna crucial para Atenas chegar a acordo com os credores, para assim evitar a entrada em incumprimento em qualquer um dos quatro pagamentos previstos ao FMI apenas durante o presente mês de Junho, num valor total de cerca de 1,6 mil milhões de euros, os juros associados às obrigações gregas transaccionadas nos mercados secundários seguem em queda.

 

No prazo a dois anos, a taxa de juro exigida pelos investidores para trocar entre si dívida grega segue a recuar 118,2 pontos base para 22,75%, enquanto na maturidade a quatro anos desce 38,6 pontos para 15,91% e a 10 anos desliza 64,2 pontos base para 10,72%.  

Ver comentários
Saber mais Grécia FTASE Alexis Tsipras Jean-Claude Juncker Zona Euro Bolsa Juros da Dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio