Notícia
Conversações com a Grécia vão prosseguir
O primeiro-ministro grego, Alex Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reuniram-se na quarta-feira à noite para limarem arestas rumo a um acordo de Atenas com os seus credores.
Esta quarta-feira à noite, Alexis Tsipras reuniu-se em Bruxelas com Jean-Claude Juncker, a convite do presidente da Comissão Europeia. Após o encontro bilateral, juntou-se-lhes o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselboem, para que as conversações prosseguissem a três.
As conversações continuaram pela noite dentro, tendo terminado muito perto da meia-noite (hora de Lisboa). No final, Tsipras disse, citado pela Reuters, acreditar que a Grécia ficará mais perto de um acordo com os seus credores, nos próximos dias. Sobre as propostas que lhe foram apresentadas, comentou que há algumas com que Atenas concorda, mas outras que os helénicos não podem aceitar.
Na curta conferência de imprensa que deu após esta reunião, quando questionado pelos jornalistas sobre os 305 milhões de euros que tem de pagar na sexta-feira ao FMI, Tsipras respondeu: "Não se preocupem com isso. Já pagámos 7,5 mil milhões e continuaremos [a fazer os pagamentos]".
Já Dijsselbloem referiu que "as conversações continuarão nos próximos dias". "Foi uma boa reunião", declarou o presidente do Eurogrupo, citado pela Reuters.
Na sua própria declaração, a Comissão Europeia sublinha que "foi um encontro bom e construtivo". "Foram realizados progressos no entendimento mútuo das posições de ambos os lados, com base em várias propostas. Ficou acordado que nos reuniremos de novo. O trabalho intenso vai prosseguir".
As conversações dos líderes europeus e do FMI com Atenas, relativamente ao programa de resgate da Grécia, têm-se sucedido em contra-relógio, uma vez que o país tem de proceder a um novo reembolso ao FMI este mês mas não tem dinheiro se a ajuda dos credores internacionais não for desbloqueada (o actual programa de resgate vigora até ao final do presente mês).