Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega desce mais de 4% para mínimos de 2012

O impasse político na Grécia permanece, depois de Alexis Tsipras ter apresentado a sua demissão. A bolsa continua a deslizar, atingindo mínimos de 2012, enquanto os juros continuam a subir.

Reuters
24 de Agosto de 2015 às 09:25
  • ...

O principal índice bolsista FTSE/ASE está a cair 4,49% para 178,60 pontos, recuando assim para mínimos de Junho de 2012, numa altura em que o índice que agrega os bancos gregos está a perder mais de 7%, com as cotadas deste sector a descerem entre 12,82% (Attica Bank) e os 6,12% (Piraeus Bank).

 

No mercado secundário de dívida, os juros estão novamente a subir, devido aos receios em torno do futuro do país, numa altura em que o impasse político impera. A taxa de juro implícita na dívida a dois anos está a subir 63,1 pontos base para 13,609%, os juros a quatro anos estão a avançar 8,3 pontos para 11,789% e a 10 anos a subida é de 22,9 pontos para 9,978%.

 

O presidente da República helénica, Prokopis Pavlopulos, deu mandato ao partido conservador grego Nova Democracia, liderado por Vangelis Meimarakis, para formar Governo. Parece cada vez mais certo que Meimarakis não consegue reunir uma maioria e a imprensa diz já que o grupo de 25 deputados do Syriza que criaram um novo partido vão agora ter hipótese de tentar atingir uma maioria.

 

Mas este cenário parece cada vez mais posto de lado, com a imprensa internacional a duvidar desta possibilidade. E, não sendo possível alcançar uma maioria, o presidente do país deverá convocar eleições, com a data apontada a ser 20 de Setembro.

 

Ainda este domingo, 23 de Agosto, Alexis Tsipras, que se demitiu e defendeu na altura a convocação de novas eleições, recusou reunir-se com o líder do Nova Democracia com o objectivo de conseguir uma maioria, de acordo com um email de fonte oficial do Governo, citada pela Bloomberg sob condição de anonimato.

 

Tsipras afirmou a Meimarakis que não fazia sentido uma reunião tendo em vista uma aliança por não haver margem para convergência entre as duas forças políticas. Alexis Tsipras terá também dito ao líder do Nova Democracia que nesta altura não será possível formar um Governo com maioria parlamentar.

 

 

Ver comentários
Saber mais Grécia bolsa grega eleições Alexis Tsipras Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio