Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda do petróleo trava lucros da Basf. Acções caem 3%

A Basf registou uma quebra de 18% nos lucros em 2015, arrastada pelas quebras dos preços do petróleo. As acções caem 3%, pressionando a bolsa da Alemanha.

13º Kurt Bock, BASF SE (Novidade)
Bloomberg
27 de Janeiro de 2016 às 09:37
  • ...

Os títulos da Basf estão a desvalorizar em bolsa, depois de a companhia ter revelado uma quebra dos seus resultados anuais superior às estimativas dos analistas. Os lucros foram penalizados pela quebra dos preços do petróleo, que afectou negativamente o negócio energético.


As acções da Basf perdem 1,34% para 61,25 euros, mas já estiveram a desvalorizar 3,2% para 60,10 euros na bolsa de Frankfurt, com a companhia a ser penalizada pela divulgação de um fraco conjunto de resultados. O índice de referência alemão está a cair 0,34%.


A empresa terminou o último ano com um resultado líquido de 6,2 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 18% face a 2014. A pressionar as contas da empresa estiveram as baixas cotações do petróleo, com a Basf a revelar imparidades de 600 milhões de euros no quarto trimestre devido à queda dos preços do crude.


"Claramente os baixos preços do petróleo tiveram um efeito mais desafiante do que esperado", explicou Andrew Benson, analista do Citigroup, numa nota citada pela Bloomberg. Durante anos a unidade de Wintershall conseguiu dar um contributo para os resultados positivos da empresa e compensar a quebra de outras divisões, como a construção.


O líder da empresa, Kurt Bock, tem defendido repetidamente o negócio energético, adiantando que esta unidade fornece uma cobertura estratégica para as operações químicas. No entanto, esta unidade energética deverá continuar a reflectir os  preços baixos do petróleo, na medida em que a Basf "antecipa que os preços do petróleo e gás vão permanecer em níveis baixos em 2016".


A matéria-prima tem estado a negociar acima de 31 dólares por barril, depois de ter tocado em mínimos de 12 anos nos últimos dias e ter chegado a baixar a barreira dos 28 dólares no mercado de Nova Iorque.

Ver comentários
Saber mais Basf química petróleo acções resultados energia analistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio