Notícia
Turistas abrandam Metro na Ponte Luís I
A partir de Outubro, a Metro do Porto vai reduzir a velocidade na Ponte Luís I. Por causa dos turistas que “fogem como lebres quando ouvem buzinadelas dos maquinistas”, escreve o Jornal de Notícias.
O Metro do Porto vai reduzir, a partir de Outubro, a velocidade de circulação das carruagens para 25 quilómetros na Ponte Luís I, escreve o Jornal de Notícias desta segunda-feira, 10 de Julho.
A medida pretende favorecer a segurança no tabuleiro superior da ponte, onde se estima que o número de turistas tenha triplicado no último ano.
A velocidade máxima permitida é de 40 quilómetros por hora mas, actualmente, as composições nunca chegam a atingir esta barreira.
O Jornal de Notícias diz que é "frequente verem-se pessoas amontoadas no meio da ponte que fogem como lebres quando ouvem buzinadelas dos maquinistas".
Apesar de nunca se ter registado nenhum acidente, os maquinistas continuam a recorrer ao sinal sonoro para dispersarem os turistas.
Já em 2005, a introdução do metro de superfície contemplou um alargamento das passagens para peões.
Por uma questão de redução de ruído, a partir das 22 horas a velocidade também é diminuída para os 15 quilómetros por hora.