Notícia
Euro aproxima-se da paridade com divergência entre BCE e Fed
A moeda única europeia perde terreno perante a divisa norte-americana, pressionada pela convicção de que a evolução da política monetária nos dois blocos irá divergir. O euro tocou novos mínimos desde novembro de 2022, mês em que esteve a valer menos de um dólar.
A convicção crescente no mercado de que o Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal norte-americana (Fed) vão divergir na política monetária este ano está a castigar a moeda única europeia. O euro chegou a ceder 0,64% esta segunda-feira negociando nos 1,0178 dólares, o valor mais baixo desde 12 de novembro de 2022, mês em que a moeda europeia esteve a valer menos de um dólar.
As dificuldades económicas na Zona Euro, com as duas maiores economias a apresentarem perspetivas de crescimento modestas, leva a que vários membros do BCE tenham defendido hoje a continuação de uma política gradual de alívio nas taxas diretoras, independentemente do que faça a Fed.
Desta forma, o mercado antecipa que a instituição liderada por Jerome Powell proceda a apenas um corte, em junho, nas taxas diretoras nos Estados Unidos, enquanto o BCE deverá avançar para mais cortes.
A moeda europeia, entretanto, recuperou e segue neste momento a perder 0,46%, nos 1,0197 euros.