Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto de Lisboa foi o único a perder contentores em 2016

O movimento de contentores no porto da capital cresceu mais de 50% no mês de Dezembro, mas não conseguiu acabar o ano fora do "vermelho" provocado pelo período de greve de estivadores.

Pedro Elias/Negócios
08 de Fevereiro de 2017 às 17:46
  • 2
  • ...

O porto de Lisboa registou uma quebra de 18,7% no movimento de contentores no conjunto de 2016, tendo sido o único porto do continente com desempenho negativo neste segmento no ano passado, revelam dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

De acordo com o relatório de acompanhamento do mercado portuário de Dezembro, apesar do crescimento de 52,2% no último mês de 2016, o porto da capital não conseguiu recuperar todo o recuo no movimento de contentores provocado pela greve de 40 dias dos estivadores.


Ao contrário de Lisboa, Setúbal registou um crescimento de 29,2%, enquanto Figueira da Foz e Sines cresceram 15,6% e 13,6% respectivamente. Leixões registou, por seu lado, um acréscimo de 5,6%.

Com estes desempenhos, Sines passou a representar 55,1% do total dos movimentos nos principais portos do continente, que globalmente cresceram 6,4% face a 2015 para mais de 2,7 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor).


No conjunto das cargas, de acordo com o relatório da AMT, 2016 terminou "com a confirmação da tendência de crescimento do volume de carga movimentada no sistema portuário do continente, registando a marca mais elevada de sempre ao ultrapassar 93,9 milhões de toneladas, valor superior em 5,1% ao verificado em 2015".


No relatório, o regulador do sector dos transportes atribui este desempenho ao comportamento observado no porto de Sines, cujo movimento ascendeu a 51,2 milhões de toneladas, mais cerca de 7,2 milhões de toneladas (16,4%) do que o verificado no ano anterior.

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Mobilidade e dos Transportes transportes portos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio