Notícia
Porto de Lisboa cresce 15% no arranque de 2017
O movimento de contentores no porto da capital cresceu 20% no primeiro mês do ano, depois das quebras registadas em 2016 pela instabilidade provocada pela greve dos estivadores.
O Porto de Lisboa arrancou 2017 com um crescimento global de movimentação de mercadorias de 15% face a período homólogo, anunciou em comunicado, assinalando que este desempenho marca "a recuperação do movimento portuário após a estabilidade e a paz social alcançadas durante 2016".
De acordo com o Porto de Lisboa, os resultados de Janeiro devem-se fundamentalmente ao segmento de contentores e de granéis líquidos com crescimentos em termos homólogos de 20% e 47% respectivamente, no que respeita ao total de tonelagem movimentada.
A carga contentorizada registou uma recuperação acentuada no que respeita a movimentação de TEU (unidade equivalente a um contentor) com um crescimento de 23% em relação a 2016.
No comunicado, o Porto de Lisboa salienta ainda o volume global de carga embarcada (inclui a carga de exportação) o qual atingiu cerca de 420 mil toneladas, tendo superado em 39% o valor registado no período homólogo de 2016.
Também o número de navios entrados em porto registou um crescimento em termos homólogos de 17,3% destacando-se o crescimento no número de navios de contentores em 38%.
No ano passado, o porto de Lisboa registou uma quebra de 18,7% no movimento de contentores, tendo sido o único porto do continente com desempenho negativo neste segmento no ano passado, de acordo com dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
O movimento de contentores no porto da capital ainda cresceu 52,2% no mês de Dezembro, mas não conseguiu recuperar todo o recuo provocado pela greve de 40 dias dos estivadores.