Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Motoristas esperam proposta da ANTRAM até sexta-feira para decidir greve

Os responsáveis dos sindicatos de motoristas saíram da reunião com o Governo à espera que a ANTRAM apresente uma proposta para que a greve seja evitada. A contra-proposta terá de ser entregue até sexta-feira, um dia antes do plenário que antecede a greve.

Lusa
05 de Agosto de 2019 às 21:41
  • ...

Os sindicatos dos motoristas estiveram reunidos com o Governo, aguardando agora por uma resposta dos patrões. "Vamos aguardar tranquilamente e se houver uma proposta da ANTRAM vamos levar a plenário no próximo dia 10 e só sábado se vai decidir se a greve se mantém ou se é desconvocada", afirmou aos jornalistas Anacleto Rodrigues, do Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), à saída do encontro com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

 

"Aguardamos uma resposta da ANTRAM até sexta-feira", uma vez que o último plenário antes da greve (convocada para dia 12 de agosto) está agendado para sábado, acrescentou Pardal Henriques, do  Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas, segundo as declarações transmitidas pelas estações de televisão. O responsável salientou esperar que os patrões apresentem uma "contra-proposta decente e honesta, de forma a evitar a greve.

 

"Está nas mãos da ANTRAM ouvir e apresentar uma contra-proposta decente. Ou então manter-se como está, com a postura radical como está. Se o país parar serão eles os responsáveis", sublinhou Pardal Henriques.

 

O responsável do sindicato dos motoristas de matériasperigosas garante estarem "sempre disponíveis para desconvocar esta greve. Não estamos é disponíveis para desconvocar quando não há vontade nenhuma da outra parte" em negociar e chegar a um acordo.

 

Questionado sobre quais as reivindicações principais dos motoristas Anacleto Rodrigues referiu: "a retribuição base, as claúsulas que lesam trabalhadores de uma forma enorme", relacionadas "com trabalho que os motoristas fazem e que não deviam fazer. São trabalhos que, ao serem feitos pelos motoristas, estão a retirar 3.000 postos de trabalho que deveriam ser assegurados pelas empresas onde carregamos e descarregamos. Essa não é função do motorista."

 
A greve está marcada para começar a 12 de agosto, por tempo indeterminado. O Governo terá de fixar os serviços mínimos, depois de as propostas dos sindicatos e da ANTRAM terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluem trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.

Ver comentários
Saber mais ANTRAM Pardal Henriques Anacleto Rodrigues Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias Pedro Nuno Santos greve
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio