Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ligação pedonal do Rato às Amoreiras vai estar pronta em 2018

A ligação subterrânea com cerca de 300 metros vai exigir um investimento de 15,6 milhões de euros e o Ministério do Ambiente garante que vai avançar no próximo ano.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Maio de 2017 às 13:52
  • ...

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, adiantou esta segunda-feira, na apresentação do plano de desenvolvimento operacional da rede do Metropolitano de Lisboa, que a ligação pedonal subterrânea entre o Rato e as Amoreiras estará pronta no final de 2018.

O responsável garantiu que a empreitada, que tem um investimento previsto de cerca de 15,6 milhões de euros, vai começar no próximo ano e ficará concluída no prazo de oito a nove meses.

"No Natal de 2018 se não estiver pronto está muito próximo de estar pronto", afirmou Matos Fernandes, realçado que esta ligação permitirá poupar uma estação.

O projecto, com uma extensão de cerca de 300 metros, ligará a estação do Rato à Praça Santa Isabel, permitindo acesso às Amoreiras através de escadas e passadeiras mecânicas.

Na apresentação do plano de expansão do Metropolitano de Lisboa, o ministro sublinhou que o projecto para o prolongamento da linha entre o Rato e o Cais do Sodré, um investimento de 216 milhões de euros, já tem financiamento assegurado, com recurso "a fundos comunitários, a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento e com verbas que hoje são saldos transitados do fundo ambiental, que resultam do fundo português de carbono".

Já o prolongamento da linha vermelha, de São Sebastião para Campo de Ourique, avaliada em cerca de 180 milhões de euros, não tem ainda assegurado financiamento, razão pela qual o Governo não se compromete com um calendário.


Matos Fernandes salientou, contudo, se será possível financiar este projecto no próximo Quadro Comunitário de Apoio, a partir de 2021.

Na apresentação dos planos de expansão do Metro de Lisboa, o ministro anunciou ainda que dentro de dias a Carris vai lançar o concurso para a aquisição de 200 autocarros.
 
Ver comentários
Saber mais Metro de Lisboa transportes Matos Fernandes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio