Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metro de Lisboa vai ligar Rato ao Cais do Sodré e São Sebastião a Campo de Ourique  

O Metropolitano de Lisboa vai prolongar a linha amarela da estação do Rato até ao Cais do Sodré, passando a contar com novas estações na Estrela e em Santos.

A carregar o vídeo ...
08 de Maio de 2017 às 11:00
  • 21
  • ...

O ministro do Ambiente apresentou esta segunda-feira, 8 de Maio, o plano de desenvolvimento operacional da rede do Metro de Lisboa, que inclui ainda o prolongamento da linha vermelha, de São Sebastião até Campo de Ourique, assim como uma ligação pedonal entre o Rato e as Amoreiras.

 

Na ligação do Rato ao Cais do Sodré vão circular seis carruagens, permitindo intervalos nas horas de ponta de 3 minutos e 40 segundos.

 

De acordo com o Metro, o estudo realizado prevê que a estação da Estrela fique localizada na calçada com o mesmo nome, junto ao antigo hospital militar e em frente à Basílica da Estrela. Já a estação de Santos ficará junto ao edifício dos Sapadores de Lisboa.

 

Os concursos das empreitadas deverão avançar no segundo semestre de 2018 e a entrada ao serviço no final de 2021.

 

O custo previsto da obra é de 216 milhões de euros, estando ainda prevista a aquisição de 33 novas composições num investimento de 50 milhões.

Paralelamente a este projecto, de acordo com o Metro, foi desenvolvido um estudo de viabilidade para uma ligação pedonal subterrânea com cerca de 300 metros que ligará a estação do Rato à Praça Santa Isabel, permitindo o acesso às Amoreiras. O custo previsto é de 15,6 milhões de euros.

 

O Metropolitano de Lisboa desenvolveu também um estudo de viabilidade do prolongamento da linha vermelha de São Sebastião para Campo de Ourique, com a construção de mais dois quilómetros de linha, em túnel e a construção de duas estações: Amoreiras e Campo de Ourique.

 

A primeira na Avenida Conselheiro Fernando de Sousa, junto ao cruzamento com a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, e a segunda junto à Escola do Serviço de Saúde Militar, no cruzamento com a Rua Ferreira Borges.

 

Esta extensão deverá ter um custo de 186,7 milhões de euros, não havendo ainda data para a execução por falta de garantias de financiamento.

 

O metro vai ainda avançar com a remodelação, ampliação e modernização de equipamentos nas estações de Arroios, Areeiro, Colégio Militar, Olivais e Baixa-Chiado.

Ver comentários
Saber mais metro Lisboa Cais Sodré Rato transportes Estrela Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio