Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turismo quer novo aeroporto mesmo com Montijo

Francisco Calheiros considera o Montijo como a solução adequada nesta fase mas opta por pensar a longo prazo. Um novo aeroporto é uma necessidade, sobretudo quando falta espaço e as filas de espera crescem na Portela, diz.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Julho de 2017 às 18:29
  • 2
  • ...

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) vai defender a construção de um novo aeroporto mesmo depois do terminal do Montijo entrar em funcionamento em 2021.


"No dia em que o Montijo estiver a funcionar, no dia seguinte vou estar a falar do novo aeroporto", prometeu o presidente da CTP, Francisco Calheiros, numa conferência a ter lugar esta terça-feira, 18 de Julho, na Assembleia da República.


Numa altura em que se discute ainda a instalação de um terminal complementar do Aeroporto Humberto Delgado na margem sul do Tejo, Calheiros lembra que esta é uma "questão de interesse nacional". "É melhor decidirmos rapidamente, afunilarmos na solução Montijo", acrescentou.


Até porque a capacidade da Portela, acima dos 90% e das recomendações da IATA - Associação Internacional de Transportes Aéreos, demonstra já essa urgência. "Por mais alterações que consigamos fazer na Portela, vamos recusar muitos ‘slots’ [espaços] disponíveis em 2019 ou 2020", disse. E, com isso, turistas.


"Perdoem-me a imodéstia: fez-se quase tudo bem ao nível do empresariado do turismo em Portugal. Está tudo preparado para termos mais uns milhões de turistas. Mas isso não vai acontecer porque não temos capacidade de aeroporto", lamentou o presidente da CTP.


No seu discurso, Francisco Calheiros não deixou de apontar as limitações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no controlo de passaportes na Portela - "situação que está a piorar, que não tem uma semana, nem um mês, nem um ano" e com impacto nas longas filas de espera.


O responsável alertou que o cenário poderá piorar ainda mais com o início da primeira ligação aérea entre Portugal e a China, que arranca a 26 de Julho, e com a estratégia da TAP para os Estados Unidos da América ou Canadá.


Foi aliás a este último país, onde a TAP arrancou com uma nova rota para Toronto, que Calheiros recorreu para dar o exemplo do que se passa no aeroporto de Lisboa: a TAP convidou mais de duas dezenas de turistas canadianos para conhecer Portugal e falar da sua oferta turística. Nos artigos, as "filas de duas horas de espera" no aeroporto ganharam destaque.

Ver comentários
Saber mais CTP Confederação do Turismo de Portugal Francisco Calheiros Montijo Aeroporto Humberto Delgado Portela TAP SEF turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio