Notícia
Destino Portugal bate recorde de referências na imprensa estrangeira
Em apenas seis meses há mais referências ao destino Portugal do que em todo o ano de 2016. A visita do Papa a Fátima ajudou. Mas há costas e praias a conquistar muitas páginas.
Portugal ultrapassou, nos primeiros seis meses deste ano, o número de referências na imprensa estrangeira ao longo de 2016 no sector do turismo.
Entre Janeiro e Junho, o destino Portugal alcançou 16.300 referências em publicações internacionais. No ano anterior, o balanço tinha sido de 16 mil. Por isso mesmo, 2017 será um ano de recordes na notoriedade do turismo nacional.
A justificar parcialmente esta subida está a visita do Papa Francisco a Fátima, aquando da celebração do Centenário das Aparições, a 12 e 13 de Maio, segundo uma explicação do Turismo de Portugal.
Além de mercados tradicionais como Reino Unido, Espanha ou Alemanha, a cobertura mediática tem conseguido alcançar geografias consideradas prioritárias para a estratégia de diversificação do turismo nacional. Estados Unidos da América, França, Brasil e Itália – todos com fortes crescimentos no número de turistas – surgem também em destaque na lista. E exemplos concretos não faltam para dar.
No início do ano, a Bloomberg indicou Portugal como um dos países a visitar em 2017. O foco das propostas foi em Lisboa. Contudo, a sugestão foi mais longe: a visita deve ser feita entre Novembro e Fevereiro, aproveitando o tempo ameno - o que, por si só, contribui para atenuar a sazonalidade no sector.
Depois de ser apontada como a nova capital de compras, o burburinho à volta da cidade do Porto aumentou com a Invicta a arrecadar, pela terceira vez, o título de melhor destino da Europa pela European Best Destinations.
Em Abril, a britânica Condé Nast dedicou um longo artigo à costa vicentina, a "última costa selvagem da Europa", entre o Alentejo e o Algarve, falanda da sua "vida de praia relaxada" e da pouca densidade de construção.
A linha do litoral português também chamou, mais recentemente, a atenção do The Guardian, com um artigo dedicado à Costa de Prata. "O centro de Portugal é desconcertante", classifica a publicação, com várias referências à cidade de Aveiro.
Entre Janeiro e Junho, o destino Portugal alcançou 16.300 referências em publicações internacionais. No ano anterior, o balanço tinha sido de 16 mil. Por isso mesmo, 2017 será um ano de recordes na notoriedade do turismo nacional.
Além de mercados tradicionais como Reino Unido, Espanha ou Alemanha, a cobertura mediática tem conseguido alcançar geografias consideradas prioritárias para a estratégia de diversificação do turismo nacional. Estados Unidos da América, França, Brasil e Itália – todos com fortes crescimentos no número de turistas – surgem também em destaque na lista. E exemplos concretos não faltam para dar.
No início do ano, a Bloomberg indicou Portugal como um dos países a visitar em 2017. O foco das propostas foi em Lisboa. Contudo, a sugestão foi mais longe: a visita deve ser feita entre Novembro e Fevereiro, aproveitando o tempo ameno - o que, por si só, contribui para atenuar a sazonalidade no sector.
Depois de ser apontada como a nova capital de compras, o burburinho à volta da cidade do Porto aumentou com a Invicta a arrecadar, pela terceira vez, o título de melhor destino da Europa pela European Best Destinations.
Em Abril, a britânica Condé Nast dedicou um longo artigo à costa vicentina, a "última costa selvagem da Europa", entre o Alentejo e o Algarve, falanda da sua "vida de praia relaxada" e da pouca densidade de construção.
A linha do litoral português também chamou, mais recentemente, a atenção do The Guardian, com um artigo dedicado à Costa de Prata. "O centro de Portugal é desconcertante", classifica a publicação, com várias referências à cidade de Aveiro.