Notícia
TAP autorizada a voar para Singapura
O regulador da aviação civil deu autorização à TAP para voar para Singapura. A companhia não tem planos para iniciar esta rota. O que poderá estar em causa é uma partilha de código com uma companhia parceira.
A TAP recebeu autorização do regulador da aviação para voar para Singapura. A confirmação foi publicada esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, em Diário da República.
Uma vez que a companhia aérea cumpriu "os requisitos exigíveis para o efeito", a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) concedeu à TAP "autorização de exploração de serviços aéreos reguladores extra-União Europeia, na rota Lisboa-Singapura-Lisboa".
No pedido de autorização publicado em Outubro de 2016 em Diário da República, a TAP fazia referência à partilha de código – mais conhecido como "code share" no sector. Assim sendo, a transportadora não terá, necessariamente, de criar uma nova rota: a mesma poderá ser garantida através de uma companhia parceira, sendo mais provável uma que seja membro da Star Alliance.
Ao Negócios, um porta-voz da TAP assegura que "não está de todo previsto iniciar esses voos" para Singapura. O que está em causa são os chamados direitos de tráfego, que são atribuídos pelos Estados a uma determinada companhia – no caso português, a TAP.
Deste modo, se uma companhia como a Singapore Airlines – que também é membro da Star Alliance - tiver interesse em assegurar a referida ligação terá de solicitar essa autorização ao regulador da aviação civil português através da TAP, explicou.
Singapura, no sudeste asiático, surge depois de se saber também que Portugal passará a contar com três a quatro voos directos para a China no próximo Verão. A operação será garantida pela HNA, através da Beijing Capital Airline.