Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicatos da TAP saem de reunião com Economia da mesma forma como entraram

O ministro da Economia, Álvaro Santos Silva, recebeu esta segunda-feira oito sindicatos da TAP. Quase duas horas depois, os representantes dos trabalhadores da companhia aérea entraram da mesma forma que entraram. “A reunião foi inconclusiva”, disse Rui Luís, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil.

04 de Fevereiro de 2013 às 21:19
  • 1
  • ...

“Foi reafirmado os cortes e a privatização”, disse Rui Luís, após a reunião com o ministro da Economia, acrescentando, “não trouxe novidades”.

 

O presidente do SNPVAC defendeu que “os cortes só vão prejudicar o Orçamento do Estado, porque os trabalhadores pagarão menos Segurança Social e IRS e o dinheiro ficará todo na TAP”.

 

Quanto a greves, Rui Luís detalhou que primeiros os sindicatos irão reunir-se com os trabalhadores para decidir quaisquer movimentos de luta. “As plataformas continuam unidadas”, acrescentou.

 

Rui Luís detalhou que os oito sindicatos deverão reunir-se novamente com Álvaro Santos Silva dia 18 ou 22 de Fevereiro. Os sindicatos já solicitaram uma reunião com o ministro das Finanças.

 

A TAP vai adoptar os cortes salariais da função pública, previstos no Orçamento do Estado para 2013 (OE2013), a partir de Fevereiro.

 

Em 2011 e 2012, os trabalhadores da TAP não tiveram os cortes salariais da função pública, devido à possibilidade de estes serem compensados com outras poupanças nos custos com pessoal.

 

Já na lei do Orçamento do Estado para 2013 desapareceu a alínea que permitia "as adaptações autorizadas e justificadas pela sua natureza empresarial", uma alteração jurídica que indicava que os trabalhadores do banco público e da companhia aérea iriam ficar sujeitos ao corte médio de 5% para todos os trabalhadores da função pública e empresas maioritariamente públicas com salários brutos acima dos 1.500 euros”.

 

O Estado previa já ter concluído a privatização da TAP, daí não ter previsto esta excepção. Talcomoo "Público" noticiou, o pagamento do salário de Janeiro manteve intacta a remuneração base dos trabalhadores da TAP.

Ver comentários
Saber mais TAP salários cortes sindicatos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio