Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IATA: 2015 foi "extraordinariamente seguro" para a aviação mundial

Por cada 3,1 milhões de voos, houve um acidente e apenas quatro das incidências resultaram em vítimas mortais, reportou esta segunda-feira a associação de companhias aéreas IATA.

15 de Fevereiro de 2016 às 14:05
  • ...

No ano passado, por cada milhão de voos realizados no mundo, houve uma taxa de acidentes de 0,32 e apenas quatro desastres aéreos resultaram em perda de vidas.

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), estes dados fizeram de 2015 um ano "extraordinariamente seguro" para a aviação mundial.


Apesar de a taxa de incidências ser superior à verificada um ano antes, ainda assim os 0,32 (um acidente por cada 3,1 milhões de voos) ficam abaixo da média dos últimos cinco anos (de 0,46 acidentes por milhão de voos), revelam os dados divulgados esta segunda-feira, 15 de Fevereiro pela associação.


Os quatro acidentes do ano passado e as 136 vítimas mortais comparam com a média de 17,6 acidentes e 504 mortos por ano verificados desde 2010. Os desastres não contabilizam no entanto as quedas do voo 9525 da Germanwings (ocorrida em 24 de Março, nos Alpes franceses) e o 9268 da Metrojet (em 31 de Outubro, no norte do Sinai), que foram provocados por actos intencionais.


"2015 foi outro ano de contrastes no que toca à segurança. Em termos de número de acidentes fatais, foi um ano extraordinariamente seguro. E a tendência de longo prazo mostra-nos que voar é cada vez mais seguro", defendeu Tony Tyler, presidente executivo da IATA (na foto).


No ano passado viajaram em todo o mundo, de acordo com a IATA, mais de 3,5 mil milhões de pessoas, em 37,6 milhões de voos. Registaram-se 68 acidentes (menos nove do que no ano anterior), quatro dos quais fatais.

Ver comentários
Saber mais IATA Tony Tyler aviação acidentes e desastres transportes aviões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio