Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IATA: drones são "ameaça real" para a aviação civil

Os drones dirigidos pelo público são "uma ameaça real e crescente" para a aviação civil, diz Tony Tyler, presidente executivo da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Bloomberg
15 de Fevereiro de 2016 às 17:25
  • ...

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alertou para os perigos dos drones para a aviação civil. Os pequenos aparelhos voadores não-tripulados são "uma ameaça", referiu Tony Tyler, presidente executivo da organização, esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, citado pela BBC.

 

"Estou tão entusiasmado como vocês com a perspectiva de vir a receber uma pizza via drone, mas não podemos permitir que os drones sejam um perigo para a aviação comercial", explicou o líder da associação numa conferência de imprensa em Singapura.

 

Tony Tyler pediu regulação para os drones antes que aconteça algum acidente sério. "O problema é real. Temos várias queixas de pilotos por existirem drones onde não deviam estar, particularmente a baixas altitudes, próximo dos aeroportos", afirmou.

 

A associação refere ainda que pretende fazer com que o espectro do radar usado para o controlo de drones não interfira com os sistemas de controlo de tráfego aéreo. A BBC escreve que, no passado mês de Dezembro, a administração norte-americana colocou em prática um sistema de registo de drones, em que qualquer pessoa que tenha um aparelho tem de o registar na Administração Federal de Aviação, regulador aéreo norte-americano.

 

A IATA revelou ainda que o ano de 2015 foi "extraordinariamente seguro" para a aviação mundial. Por cada milhão de voos realizados no mundo, houve uma taxa de acidentes de 0,32 e apenas quatro desastres aéreos resultaram em perdas de vidas.

Ver comentários
Saber mais IATA drones aviação espaço aéreo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio