Notícia
Polícia holandesa treina águias para caçar drones
O tráfego de drones está a aumentar e há cada vez mais países atentos ao fenómeno, como é o caso da Holanda. Depois da regulamentação, o próximo passo é travar quem não cumprir as regras de utilização destes equipamentos.
A criação de leis para regulamentar a utilização de drones é fundamental, e para quem não cumprir as regras também já há medidas previstas. Que o digam as forças policiais holandesas que estão a treinar águias. É que no ar, e com o aumento da utilização destes equipamentos, é difícil chegar a quem não cumpre as regras. Além disso, podem evitar-se alguns acidentes.
Segundo a agência Reuters, o objectivo é treinar as águias para interceptarem os drones. Caso o projecto tenha sucesso, as aves serão utilizadas na protecção de eventos públicos e aeroportos para travar a actividade de drones não autorizados, reduzindo a possibilidade de ocorrência de acidentes e/ ou utilização para efeitos ilegais.
Esta iniciativa está a ser desenvolvida pela agência antiterrorista holandesa e pelos ministérios da Justiça e Defesa da Holanda. A polícia holandesa já publicou um vídeo no Youtube onde é demonstrado o trabalho desenvolvido com a águia.