Notícia
Cinco maiores companhias aéreas europeias pedem menos taxas
Air France KLM, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa e Ryanair querem simplificar a forma como o sector da aviação está organizado. Há uma carta para a Comissão Europeia a caminho.
Menos taxas e uma estrutura regulatória "simples e eficiente". É este o pedido que as cinco maiores companhias aéreas fazem à Comissão Europeia, numa altura em que o organismo leva a cabo uma revisão na regulação para o sector.
Os líderes da Air France KLM, easyJet, International Airlines Group (dono da British Airways), Lufthansa e Ryanair estiveram reunidos esta quarta-feira, 17 de Junho, em Bruxelas. O objectivo é poder desenvolver, em conjunto, uma nova estratégia para a aviação na União Europeia.
As empresas pedem uma redução dos custos associados aos aeroportos comunitários e uma garantia de que os monopólios destas infra-estruturas estão devidamente regulados. A isto se junta a vontade de uma reforma nas taxas aeroportuárias, com o fim das taxas de passageiros e ambientais que consideram "desnecessárias".
O grupo irá escrever à Comissária Europeia para os Transportes, Violeta Bulc, a pedir que as medidas que propõem sejam postas em prática. Para além disso, equaciona criar uma nova forma de representação do sector em Bruxelas.
Ao todo, as cinco companhias transportam 420 milhões de passageiros em 2014, o que representa metade das viagens dos passageiros na Europa.