Notícia
Companhias áreas apresentam reclamação contra aumento das taxas
Companhias aéreas querem que o Instituto Nacional de Aviação Civil suspenda o aumento de taxas aeroportuárias decidido pela Ana.
Através das suas associações ou individualmente, as companhias aéreas que operam em Portugal avançaram com uma reclamação contra as taxas aeroporturárias que a Ana quer cobrar a partir de Janeiro. Além de se queixarem, as empresas querem que o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) suspenda as taxas.
Segundo a edição do Diário Económico desta quinta-feira, as companhias apresentaram uma reclamação conjunta ao INAC, quer através da Associação das Companhias Aéreas em Portugal (RENA), quer através da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), quer através de protestos individuais, como foi o caso da TAP, Lufthansa, KLM, Air France e British Airways.
O INAC tem agora 30 dias para se pronunciar provisoriamente e mais 120 dias para proferir uma decisão final, o que indica que a posição já não surgirá a tempo de travar a entrada em vigor das novas taxas.
Em declarações ao jornal diário, o director-executivo da RENA, António Portugal, admite recorrer a Bruxelas para ver a legalidade da reposta.