Notícia
IATA diminui medidas standard para bagagens de mão
A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) fixou um novo tamanho standard, mais pequeno do que o actual, para as malas que podem ser transportadas nas cabines dos aviões.
Facilitar o embarque é, segundo Tom Windmuller, executivo da IATA citado pelo Expansíon, o objectivo desta nova medida. Com malas mais pequenas será mais fácil subir ao avião e organizar a arrumação das bagagens nos compartimentos superiores destinados para o efeito.
As medidas standard anteriormente fixadas eram de 55cmx45cmx25cm, e passam agora para 55cmx35cmx20cm, menos 39% da capacidade anterior.
As companhias aéreas não estão obrigadas a aplicar estas novas medidas, mas, caso o façam, os clientes que levem bagagem de mão de dimensões superiores ao permitido ficarão sujeitos às taxas de excesso impostas pelas companhias em que viajam.
A decisão sobre o novo tamanho standard foi tomada na 71ª Assembleia anual da IATA, e Windmuller já adiantou que entre 30 a 40 companhias estão interessadas em adoptar os novos tamanhos.