Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aviação europeia junta-se para contestar taxas aeroportuárias

De bandeira ou “low cost”, são as cinco maiores transportadoras aéreas da Europa. Querem influenciar Bruxelas nas novas medidas para o sector, sobretudo no que respeita a aeroportos em situação de monopólio, como Lisboa.

Paulo Duarte
20 de Janeiro de 2016 às 18:26
  • ...

Airlines for Europe ou apenas A4E. É a nova associação que junta IAG, Air France-KLM, Easyjet, Lufthansa e Ryanair. Foi apresentada formalmente esta quarta-feira, 20 de Janeiro.

 

O objectivo é unir força para pressionar Bruxelas a tomar medidas que tornem mais competitiva a indústria da aviação europeia. Com um objectivo bem concreto: reduzir os custos das taxas aeroportuárias.

 

"Apelamos à União Europeia para que tome medidas para a redução dos custos dos aeroportos comunitários, assegurando que os aeroportos de monopólio são regulados de forma eficaz através da reforma da Directiva das Taxas Aeroportuárias", posiciona a associação, citada pela agência Reuters.

 

O grupo surgiu em Junho do ano passado, juntando pela primeira vez companhias de bandeira com "low cost" (de baixo custo). As cinco maiores transportadoras discordavam da Association of European Airlines (AEA) na forma de responder ao rápido crescimento das companhias do Golfo. O cenário levou a IAG, dona da British Airways e da Iberia, a abandonar esta última organização.

 

A vontade do novo grupo era, por isso mesmo, influenciar a legislação que Bruxelas está a preparar para o sector. Na próxima quinta-feira políticos da área dos transportes e executivos da aviação reúnem-se em Amesterdão para discutir as propostas deste novo pacote.

 

Um estudo citado pela A4E mostra que os custos em 21 aeroportos europeus aumentaram 80% desde 2005, com destaque para os dez aeroportos maiores. Tal compara com uma quebra do preço dos bilhetes em 20% no mesmo período, recorda a Reuters citando dados da IATA, a associação internacional do sector.

 

Lisboa e Porto integram a lista de aeroportos onde os custos de entrada têm sido contestados. Em Dezembro do ano passado, a ANA Aeroportos anunciou uma subida das taxas aeroportuárias em 5,38% em Lisboa e de 1,9% no Porto. A gestora da rede justificou a medida com um crescimento do tráfego acima do previsto.

Ver comentários
Saber mais aviação taxas aeroportuárias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio