Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Viagens aéreas em 2015 com o melhor resultado em cinco anos

A redução de preços fez com que o tráfego global de passageiros aumentasse 6,5% no ano passado, anunciou a IATA. Segundo a associação, na Europa subiram a capacidade e a taxa de ocupação.

Bloomberg
04 de Fevereiro de 2016 às 13:02
  • ...

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou esta quinta-feira, 4 de Fevereiro, os resultados globais do tráfego de passageiros em 2015 que revelam que a procura aumentou 6,5% no conjunto do ano passado por comparação com 2014.


Em comunicado, a IATA sublinha que "este foi o resultado mais elevado desde a crise financeira global que rebentou em 2010 e muito acima da taxa média anual de crescimento a 10 anos, de 5,5%".


De acordo com a associação, o tráfego de passageiros total foi impulsionada por preços mais baixos, sendo que depois de ajustadas as distorções causadas pelo aumento do dólar, os preços globais das viagens aéreas no ano passado foram cerca de 5% menores do que em 2014.


Todas as regiões apresentaram um crescimento do tráfego em 2015, sendo que as companhias da região Ásia-Pacífico foram responsáveis por um terço do aumento total anual.


Relativamente ao tráfego internacional de passageiros, os dados da IATA revelam um aumento de 6,5% em 2015 em comparação com 2014.

As transportadoras da Ásia-Pacífico registaram um acréscimo da procura de 8,2% e as da Europa registaram subidas do tráfego de 5%.


Na Europa, diz a associação, "a capacidade subiu 3,8% e a taxa de ocupação aumentou um ponto percentual, para 82,6%, a mais alta entre as regiões".


Este resultado, explica, e é, em parte, atribuído a um aumento nos gastos dos consumidores na Zona Euro, assim como a uma subida moderada da frequência dos voos. No final do ano, crescimento do tráfego internacional abrandou devido a greves na Lufthansa e ao encerramento da russa Transaero.

No comunicado, a IATA adianta ainda que voos domésticos cresceram 6,3% em 2014, tendo todos os mercados registados subidas, que foram lideradas pela Índia e pela China. Nestes voos, a capacidade aumentou 5,2% e a taxa de ocupação subiu para 81,5%.

A IATA representa cerca de 260 companhias aéreas, responsáveis por 83% do tráfego aéreo global.

Ver comentários
Saber mais Aviação IATA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio