Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT quer reduzir o capital social para entregar aos accionistas acções da nova Oi

A Portugal Telecom vai propor aos accionistas a redução do seu capital social de forma a entregar-lhes acções da nova Oi, no total de 25,6% da empresa brasileira que tem os activos da PT Portugal. Mas não é esse o objectivo, para já, da assembleia-geral.

Miguel Baltazar/Negócios
13 de Agosto de 2014 às 21:22
  • 23
  • ...

A proposta é revelada na convocatória da assembleia-geral de 8 de Setembro divulgada esta quarta-feira, 13 de Agosto. Mas a discussão da redução de capital ainda não será feita nesta assembleia de Setembro.

 

É esta a forma encontrada pela PT para prosseguir com a junção das operações. Mas PT SGPS já não será integrada na Oi.

 

A redução de capital será realizada em espécie entregando aos seus accionistas acções da nova Oi, quando esta estiver cotada no novo mercado brasileiro. 

 

"A proposta da redução de capital da PT será elaborada pelo conselho de administração e será oportunamente submetida à aprovação dos senhores accionistas em assembleia-geral a ser convocada para o efeito e segundo um calendário a ser compatibilizado com a reorganização societária e a migração da CorpCo para o Novo Mercado". 

 

Por isso, a PT adverte que é possível que a redução de capital venha a não ser aprovada. "Neste caso a PT permanecerá titular dos instrumentos Rioforte, da opção de compra e das acções da CorpCo [nome até agora dado à nova Oi que iria ter nova designação] correspondentes a aproximadamente 25,6% do respectivo capital social". Ainda assim, a PT lembra que está limitada, na CorpCo, ao exercício de direitos de voto a 7,5%.

 

Esta foi, no entanto, a forma alternativa para prosseguir a integração das suas estruturas accionistas mesmo sem haver a fusão das entidades jurídicas.

 

A assembleia-geral de dia 8 de Setembro visa a aprovação dos accionistas da PT da permuta com a Oi que entregará à PT o papel comercial da Rioforte que não foi pago, entregando a PT 16,9% de acções da Oi à própria empresa brasileira. E serão estas acções que constituirão a opção de compra que a PT ficará durante seis anos. 

 

 

(Notícia actualizada às 22h10 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais PT PT SGPS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio