Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTT compram espanhola Cacesa por 104 milhões de euros

A Cacesa é uma empresa especializada no desalfandegamento de comércio eletrónico internacional que opera em vários países europeus. A transação deverá ficar concluída em março ou abril de 2025.

CTT
18 de Dezembro de 2024 às 07:38
  • ...

Os CTT - Correios de Portugal anunciaram esta manhã a aquisição, através da sua subsidiária CTT Expresso, de 100% do capital da empresa espanhola Cacesa (Compañia Auxiliar al Cargo Expres), por 104 milhões de euros.

A operação, comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), avalia os ativos da Cacesa em 91 milhões de euros.

A Cacesa é uma empresa especializada no desalfandegamento de comércio eletrónico internacional e bem posicionada em Espanha e noutros mercados europeus, indicam os CTT. A sua operação baseia-se numa plataforma automatizada, desenvolvida com software próprio, permitindo crescimento escalável e rentável.

Oferece ainda serviços de distribuição e transporte de carga, estando presente em 15 países. Espanha, Itália, Bélgica e Polónia são os seus principais mercados.

No ano passado, a Cacesa registou receitas de 92 milhões de euros, uma subida de 69% face ao ano anterior.

"Esta operação insere-se na ambição dos CTT de reforçar ainda mais a sua presença de liderança no comércio eletrónico na Península Ibérica e alargar o portfólio de serviços e soluções de comércio eletrónico disponibilizados aos seus clientes, fortalecendo assim as relações comerciais e prosseguindo o crescimento da logística do comércio eletrónico", indica a companhia de correios portuguesa à CMVM.


Os CTT esperam concluir a transação em março ou abril de 2025, após a aprovação das autoridades regulatórias. A aquisição será financiada por dívida, mantendo um rácio de alavancagem abaixo de 2,5x.

Espera-se que esta aquisição tenha um impacto positivo imediato nos resultados e no fluxo de caixa, indica a empresa, com previsão de aumento de cerca de 20% no lucro por ação e no fluxo de caixa por ação até 2026.


No comunicado ao regulador, os CTT recordam ainda que já foram adquiridos 9,5 milhões de euros dos 25 milhões anunciados em julho de 2024 para o programa de recompra de ações.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio