Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Twitter vai permitir a utilizadores denunciar informações falsas

A rede social vai permitir aos utilizadores em alguns países assinalar um tweet como contendo informação falsa, tal como já podem reportar "spam" ou insultos.

Reuters
Negócios 17 de Agosto de 2021 às 22:52
  • 1
  • ...
O Twitter vai criar uma opção para os utilizadores denunciarem à empresa informação falsa, mas ressalva que esta nova funcionalidade não irá necessariamente levar a maior número de verificações de factos (fact-checking) ou colocação de advertências em publicações "problemáticas".

Para já, a empresa vai testar esta nova opção apenas em alguns mercados.

A funcionalidade permite que os utilizadores notifiquem o Twitter sobre alegada informação falsa, à semelhança do que já podem fazer relativamente a mensagens não solicitadas (spam) ou insultos. No entanto, o Twitter não irá rever a veracidade de cada tweet identificado ou responder aos utilizadores com atualizações, como o faz com outras notificações.

O Twitter pretende usar as denúncias como forma de estudar a informação falsa veiculada na plataforma e identificar tendências ou áreas problemáticas em que se deverá focar, indicou uma porta-voz.

Numa altura em que a questão das "fake news" ganhou protagonismo, o Twitter apenas verifica a informação em tweets de alguns temas selecionados, como as eleições presidenciais dos EUA ou a pandemia da covid-19.

A empresa admite adicionar outras categorias para fazer "fact-checking" após analisar os resultados do teste que será circunscrito aos mercados dos EUA, Austrália e Coreia do Sul.

"Podemos não agir e não conseguir responder a cada denúncia no teste", refere a empresa num tweet publicado esta terça-feira. "Mas o vosso contributo ajudar-nos-á a identificar tendências para que possamos melhorar a velocidade e escala do nosso trabalho de combate à informação falsa".

O Twitter é apontado como sendo uma das redes sociais onde as questões da informação falsa são combatidas de forma mais limitada, por comparação, por exemplo, com o Facebook.
Ver comentários
Saber mais Twitter
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio