Notícia
Telemóveis Nokia preparam regresso
A Nokia vai licenciar a marca para uma empresa finlandesa interessada em trazer novos telemóveis e tablets para o mercado.
A marca Nokia está pronta a regressar aos "smartphones", dois anos depois da companhia finlandesa ter vendido a sua unidade móvel à Microsoft. A pesar na decisão esteve a crescente presença da Apple e Samsung no segmento dos telemóveis inteligentes.
A Nokia Oyj informou que vai licenciar a marca para uma empresa finlandesa, constituída por antigos gestores do projecto. A HMD Global planeia investir 500 milhões de dólares para trazer novos telemóveis e tablets para o mercado.
A Nokia Oyj não terá uma participação financeira no negócio, devendo apenas angariar os valores associados ao licenciamento da marca e à propriedade intelectual, esclarece a agência Bloomberg. A HMD será responsável pelo desenho, fabrico e venda dos novos aparelhos.
O esforço neste regresso assenta na crença de que os consumidores se vão lembrar e acarinhar uma marca que quase desapareceu com a venda da unidade móvel à Microsoft, no ano de 2014. A Nokia chegou mesmo a dominar a venda de "smartphones" em todo o mundo.
Actualmente, e sob a chancela da Microsoft, a Nokia Oyj tem gerado receitas sobretudo a partir de equipamento para redes de internet sem fios bem como de programas e serviços relacionados.