Notícia
Regresso da Nokia fiel aos "telemóveis estúpidos” e a pensar no “amor” pela marca
A Nokia quer voltar a competir no mercado dos smartphones. E o presidente da empresa HMD Global acredita no sucesso do regresso da icónica marca. O motivo? "O amor pela Nokia é enorme".
"Ainda há um segmento de consumidores que nunca vai tocar num smartphone e que quer um telefone secundário que [a bateria] dure um mês e tenha um tempo de conversação de um dia". Esta é a convicção de Arto Nummela, presidente executivo da HMD Global, empresa que adquiriu os direitos de utilização da marca Nokia.
Em declarações à Bloomberg, o antigo responsável da Microsoft, que comprou a unidade de telemóveis da empresa finlandesa, mostrou-se bastante confiante no regresso da marca no próximo ano. "O amor pela Nokia é enorme e as pessoas estão ansiosas para participar [no regresso]", disse.
Arto Nummela admite que a quota de mercado não será como nos anos 90 e inícios de 2000, período em que a Nokia dominava o segmento de telemóveis. Mas acredita que há espaço neste mercado que é dominado pela Apple e pela Samsung.
O espaço da Nokia "vai diminuir" face ao passado," mas não vai desaparecer da noite para o dia. Vamos renovar a nossa oferta de telemóveis e de acessórios", adiantou.
A HMD Global, que com a Foxconn ficou com o negócio da Nokia que era detido pela Microsoft, tem a patente da marca por 10 anos, e vai investir mais de 500 milhões de dólares nos próximos três anos para relançar os produtos da Nokia (smartphones e tablets). A Foxconn é a responsável pela produção dos produtos, enquanto a HMD Global tem as vendas, marketing e distribuição.
Apesar do sucesso da Nokia ter sido assente nos telemóveis "estúpidos" ("dumb phones" como agora são chamados) o regresso da marca finlandesa vai passar pela aposta em smartphones e tablets com o sistema operativo da Google (Android).
No entanto, Arto Nummela garante que vão "ser extremamente fiéis à marca Nokia ". "A marca Nokia é conhecida pela simplicidade, facilidade de uso, confiança e qualidade. Estes são os elementos que vamos ter associados a um design surpreendente".