Notícia
Empresa da Primavera compra "desmaterializadora" de autarquias
A bracarense YET, concentrada nas transações eletrónicas no retalho, saúde, farmacêutica e automóvel, absorve a oferta e o portefólio de clientes da Portugal Informático para "reforçar posição" no setor público.
A Portugal Informático (PI), uma empresa especializada em aplicações de desmaterialização de documentos, acaba de ser adquirida pela empresa do grupo Primavera que desenvolve soluções de transações eletrónicas de documentos, com o objetivo de "reforçar a sua posição no setor público".
As autarquias de Águeda, Albufeira, Oliveira de Azeméis, Gaia ou Guimarães, entre outras, a Infraestruturas de Portugal, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Carris ou o Metro da capital – além dos grupos privados Mota Engil ou Ferpinta –, são alguns dos atuais clientes da PI, fundada em 1994, liderada por Valter Henriques e presente no Porto, Lisboa e Funchal.
"No ano em que a YET comemora o 10º aniversário, esta aquisição representa um novo impulso na abordagem ao mercado, uma vez que, pela complementaridade das ofertas e experiência em setores onde tínhamos ainda uma presença ténue, vamos ser um dos principais ‘players’ de transações eletrónicas para as autarquias", frisou o diretor-geral, Eugénio Veiga, citado numa nota de imprensa.
É que a maior força da empresa bracarense está nos setores do retalho, saúde, indústrias farmacêutica e automóvel - Institutoptico, Garcias, Grupo Luz Saúde e Perrigo Portugal são clientes de referência – e com esta operação passa a ter uma abordagem "mais abrangente e diferenciada", incluindo em áreas tecnológicas em que se complementavam, como a oferta Cloud e On Premise.
Com 40 mil clientes espalhados por cerca de duas dezenas de países de vários continentes, o grupo Primavera, coliderado por José Dionísio e Jorge Batista, tem uma faturação a rondar os 24 milhões de euros, sede em Braga e escritórios também em Lisboa. Fora de Portugal tem subsidiárias na Europa, África e Médio Oriente: Madrid (Espanha), Luanda (Angola), Cidade da Praia (Cabo Verde), Maputo (Moçambique) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).