Notícia
Huawei vai abrir centro de suporte para 5G em Portugal
A empresa chinesa escolheu Portugal para acolher o novo centro de optimização das redes 4G e 5G que irá servir vários países europeus.
A Huawei vai abrir em setembro um centro de suporte regional em Portugal que irá servir vários países europeus como Inglaterra e Alemanha. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 18 de julho, pela subsidiária portuguesa num encontro com jornalistas.
A escolha por Portugal pela casa-mãe - que tem vivido períodos turbulentos devido à guerra comercial entre a China e os EUA e às acusações de alegados problemas de segurança nas suas infraestruturas - recaiu em três aspetos específicos: "É um país com quadros qualificados, em que bastantes pessoas têm fluência em inglês e os custos de mão de obra são competitivos", explicou Samuel Ferreira, responsável pela área 5G e soluções wireless da Huawei Portugal.
Até ao final do ano, a empresa espera vir a empregar 30 engenheiros neste novo centro, adiantou Tony Li, presidente executivo da subsidiária portuguesa.
Na prática, esta unidade vai fornecer serviços de optimização das redes móveis 4G e 5G para vários países.
Os responsáveis não quiseram detalhar o investimento na abertura deste centro, revelando, no entanto, que em 2018 a Huawei investiu em Portugal 160 milhões de euros, valor que inclui impostos e compras a fornecedores locais e representa um aumento de 40%.