Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Donald Trump - Cinco lições para triunfar nos negócios

A fórmula que garante o sucesso não existe. Mas há condições que aumentam a possibilidade de êxito. Donald Trump enuncia algumas no livro "Pensar como um Campeão".

21 de Outubro de 2010 às 11:42
  • 1
  • ...
1. Pensar e agir com rapidez

A complacência pode arruinar as hipóteses. Com contraposto, Donald Trump aconselha as pessoas a "viverem no limite". A constatação é a de que os sentidos são intensificados quando se enfrenta uma situação difícil e se preparam por desafios. "Pensar com rapidez" torna-se um imperativo da previdência que pode garantir "o sucesso nos negócios". "Ser capaz de pensar e agir com rapidez é o resultado de treino e disciplina.

Você não poderá correr com velocidade a menos que tenha resistência para o fazer. Desenvolver essa resistência depende de si" argumenta Trump, lembrando um máxima de Napoleão: "um líder tem o direito de ser derrotado, mas nunca de ser surpreendido". A autoconfiança e a responsabilidade são dois critérios decisivos para pensar e agir rapidamente, criando assim condições para ter sucesso.





2. Prepare-se para uma corrida extra

"Pensar como um campeão". Este slogan de Donald Trump remete para a capacidade que cada um deve ter de se superar. Trabalhar mais do que o suficiente e fazê-lo com "a mente concentrada num objectivo". "Os campeões percorrem o quilómetro extra. Todos sabemos quando fizemos o suficiente e quando realmente nos excedemos a nós mesmos. Faça um esforço para se exceder… todos os dias.

Não evite o sucesso por pensar que a responsabilidade pode ser algo demasiado difícil de lidar… concentre-se e avance", sugere o magnata norte-americano.

As crianças, por exemplo, estão no caminho certo, quando aspiram a ser médicos ou engenheiros. É esta mentalidade que se deve transportar para o quotidiano da vida adulta.
O esforço inteligente acaba sempre por produzir efeitos, tornando-se compensador.





3. Cada sucesso é o início do seguinte

"Os melhores empreendedores são aqueles que são automotivados, que são naturalmente curiosos e que não necessitam que lhe digam o que têm de fazer a seguir. Esforce-se por ser esse tipo de pessoa.

Os empreendedores são movidos pelas suas próprias forças interiores, e é uma óptima forma de de vida, assim como uma grande abordagem à vida" escreve Donald Trump. Um dos postulados deste tipo de atitude passa por não se contentar com aquilo que já conseguiu realizar - uma espécie de consagração efémera - mas sim em se desafiar com o que ainda poderá ser capaz de fazer. "A descoberta gera descoberta, assim como o sucesso gera sucesso". E esta é procura que abre as portas ao conhecimento, uma das fontes do poder. "Eu gosto desse desafio, porque um desafio equivale a um sucesso que está à espera de acontecer".





4. Usar a zona cinzenta do cérebro

A racionalidade pode ser insuficiente para atingir o êxito. Existe uma zona cinzenta no nosso cérebro que desencadeia reacções inesperadas. Pode ser instinto, pode ser intuição, mas é um processo que, utilizando uma linguagem psicanalística, parte do inconsciente. "É difícil definir ou explicar como são adquiridos os instintos para o negócio. Mas há sinais que podem orientá-lo ou afastá-lo de certos negócios e de certas pessoas", sustenta Donald Trump.

O empresário aconselha a "lidar com os instintos como uma habilidade adquirida" que pode dar vantagens em muitas situações.

"A lógica pode dizer uma coisa, mas os instintos podem dizer outra. Idealmente, devemos aprimorar o melhor de ambos para tomar as melhores decisões", aconselha este licenciado na Wharton School of Finance.





5. Trabalhe com pessoas que aprecie

Neste particular, Donald Trump cita Vicent Lombardi: "o compromisso individual para com um esforço de grupo é o que faz com que uma equipa funcione". Ou seja, trata-se de conseguir que um grupo de pessoas trabalhem para um mesmo objectivo e saibam o que têm que fazer, ainda que tenham responsabilidades e formas de funcionamento diferentes. "A gestão de uma empresa torna-se muito mais simples se tivermos cuidado na contratação dos nossos funcionários ou sócios", constata.

O tempo que hoje se passa num local de trabalho, faz com seja fundamental escolher bem "o tipo de pessoas com quem pretendemos passar esse tempo". Por isso, sugere Trump, "faça um esforço para tornar o seu ambiente de trabalho o mais agradável e eficiente possível. Dê o exemplo, e será um íman para as pessoas certas. Essa é a melhor forma de trabalhar com pessoas que aprecia".



Ver comentários
Saber mais pme jornal negócios donald trump lições negócios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio