Notícia
Taxa audiovisual vai render 183,7 milhões de euros à RTP
A taxa audiovisual vai permitir que a RTP encaixe 183,7 milhões de euros em receitas no próximo ano, um aumento de 2% face a este ano.
A Contribuição Audiovisual (CAV) deverá contribuir com receitas de 183,7 milhões de euros para a RTP. Um valor que representa um aumento de 2% face ao valor de encaixe previsto para este ano, segundo o relatório final do Orçamento do Estado divulgado esta sexta-feira, 14 de Outubro.
À semelhança de 2016 a metodologia de contabilização desta taxa mantém-se. Ou seja, continua a ser inscrita como receita geral do Estado, sendo disponibilizada à RTP por via de uma transferência do Orçamento do Estado.
No total, a despesa estimada para o ministério da Cultura, que tutela a Comunicação Social ascende a 444,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 6,2% face ao orçamento ajustado de 2016. Só o orçamento da RTP representa cerca de 60% do total da despesa não consolidada do programa do Ministério da Cultura para 2017, ou seja, 235,8 milhões de euros.
O valor mensal da CAV vai manter-se nos 2,85 euros, um aumento de 20 cêntimos que já tinha começado a ser aplicado em Julho deste ano.
Actualmente, a taxa audiovisual representa 80% do total do financiamento da RTP, o restante é alcançado através de outras receitas, como por exemplo, publicitárias.