Notícia
Eleitos pelos partidos já podem opinar sobre a RTP
O Parlamento aprovou os 10 elementos que os partidos propuseram para compor o conselho de opinião. Estrela Serrano, pelo PS, mantém-se. Pedro Lomba, pelo PSD, entra. Os nomes já estão oficializados em Diário da República.
Depois das audições parlamentares que tiveram lugar na semana passada, já estão oficializados os 10 nomes propostos pelos partidos, através da Assembleia da República, para o conselho de opinião da RTP. O ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS, Pedro Lomba, é uma das novidades da lista já aprovada em Diário da República.
A Resolução da Assembleia da República n.º 206/2016, publicada em Diário da República esta sexta-feira, 21 de Outubro, aprovou os 10 nomes avançados pelos partidos para o conselho que, no parecer ao relatório e contas do ano passado, afirmou que era recomendável "um maior rigor e cuidado no uso da língua portuguesa" naquele documento da responsabilidade da administração.
Pedro Lomba, pelo PSD, foi a novidade nas escolhas no partido, ao lado do assessor Zeca Mendonça, Ribeiro Cristóvão e Vítor Almeida Pinho. Estrela Serrano, José Guinote e Emília Brederode dos Santos foram as opções socialistas a que se juntam Diana Adrianga, pelo BE, Diogo Belford, pelo CDS, e Fernando Correia, pelo PCP. Manuel Coelho da Silva é o presidente.
O conselho de opinião da empresa pública de comunicação social, na qual funcionam os vários canais da televisão e as várias rádios, é composto por 32 membros que, além da Assembleia da República, são propostos por associações representativas da sociedade e pelas Assembleias Legislativas dos Açores e Madeira. "Dar parecer sobre os contratos de concessão de serviço público de televisão e de radiodifusão e os planos e bases gerais da actividade das sociedades participadas que explorem os serviços de programas integrados nos mencionados serviços públicos" faz parte das atribuições deste órgão.
Além do conselho de opinião, a RTP conta com um conselho geral e independente, criado pelo último Governo com o intuito de ganhar uma maior independência do grupo face ao Estado, para se pronunciar sobre o conselho de administração. Este último é composto por Gonçalo Reis ao lado de Nuno Artur Silva e Cristina Vaz Tomé.
(Notícia corrigida às 18:45: não são 29 mas 32 os membros do conselho de opinião da RTP e às 21:12 e corrigido o nome de José Guinote)