Notícia
O que compra a Altice com a aquisição da Media Capital?
A Altice vai ficar com 95% da Media Capital, até então detidos pelos espanhóis da Prisa. O activo mais valioso está na televisão, com a TVI. Mas há muito mais no negócio.
Televisão: o activo mais forte da Media Capital, mas também o que representa maior despesa, é a televisão. A TVI garante aos franceses da Altice, conhecidos pela sua estratégia de cortes, a liderança no panorama televisivo nacional há mais de uma década. Ao canal generalista juntam-se a TVI 24, a TVI Ficção, a TVI Internacional, TVI África e TVI Reality. Toda a experiência pode também ser feita online através da TVI Player. Pode-se falar então em sete canais diferentes.
Rádio: A Rádio Comercial é uma das rádios mais ouvidas em Portugal. Num portefólio com cinco estações, juntam-se a M80, Cidade, SmoothFM e VodafoneFM, esta última com o nome de um dos rivais da Meo, marca de telecomunicações detida pela Altice.
Internet: a Media Capital é dona do IOL, o segundo maior portal português na Internet. Após o negócio, a Altice passará a controlar os dois maiores portais nacionais, uma vez que já é dona do Sapo.
Produção televisiva: uma das áreas de maior reconhecimento da TVI, inclusive a nível internacional, é a sua ficção. A mesma é assegurada pela Plural Entertainment, que podia ser definida como a maior "fábrica de novelas" portuguesas. O ciclo de produção televisivo é completado com a EMAV – Empresa de Meios Audiovisuais e cenários e com a EPC – Empresa Portuguesa de Cenários, dedicadas a serviços de captação de imagens e construção de cenários, respectivamente.
Música: outro negócio igualmente importante é o da música, com a edição e distribuição através da Farol. Nesta unidade de negócio, entram para as contas os direitos conexos, as receitas das obras comercializadas, o agenciamento de artistas bem como a realização de eventos.
Presença nos media é aposta
O negócio dos media tem sido uma aposta do grupo francês Altice. É dono de 20 publicações e sete sites, a que se juntam as respectivas aplicações. Apresentando-se como o quinto maior grupo editorial em França, "a sua missão é apoiar as pessoas mais influentes" do país "em todas as esferas das suas vidas". L’Expansión, Libération, L’Express ou i24news são algumas das marcas no catálogo. Nos Estados Unidos da América, a insígnia News12 revela a sua aposta nos media.
Em Portugal, com a compra da PT, também há uma presença contida nos media, através do portal Sapo, que também produz conteúdos informativos.