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Nova lei de privacidade força meios de comunicação dos EUA a "fechar" na Europa

Alguns meios de comunicação dos EUA viram-se forçados a fechar o acesso aos seus sites na Europa após a implementação da nova lei de privacidade de dados da União Europeia.

Reuters
Raquel Murgeira raquelmurgeira@negocios.pt 25 de Maio de 2018 às 12:56

A implantação dos novos regulamentos de privacidade de dados da União Europeia obrigou a que alguns meios de comunicação dos EUA fechassem o acesso aos seus sites na Europa durante esta sexta-feira, 25 de Maio, data em que entra em vigor a nova política, segundo adianta a Reuters.

O grupo de media Tronc, sediado em Chicago, que possui alguns dos maiores jornais da América do Norte, como o LA Times, o Chicago Tribune, o New York Daily News e o Baltimore Sun, faz parte do grupo de sites dos EUA afectados pela implementação desta nova lei da União Europeia.

A mensagem de erro exibida nos sites de notícias dos EUA, afectados por esta nova política, garante uma futura resolução do problema. "Infelizmente, o nosso site está indisponível de momento na maioria dos países europeus. Estamos empenhados nesta questão e comprometemo-nos a analisar as opções que suportam as nossas ofertas digitais para o mercado da UE. Continuamos a identificar soluções de conformidade técnica que possam fornecer a todos os leitores o nosso premiado jornalismo".

O Regulamento Geral de Protecção de Dados (GDPR) da União Europeia entrou em vigor esta sexta-feira, 25 de Maio. A nova política pretende limitar os poderes das empresas e reforçar os direitos dos cidadãos, que têm de dar consentimento explícito para que os seus dados pessoais sejam usados. A violação desta nova lei pode conduzir a "severas" penalidades, que podem atingir os 20 milhões de euros ou 4% da facturação global de uma empresa, de acordo com a Reuters.

A implementação de novas regras acontece depois de grandes empresas como o Facebook, terem usado de forma indevida os dados pessoais dos seus utilizadores.

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