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Google deixa de analisar email para criar anúncios
A Google quer aproximar a versão gratuita do Gmail da sua modalidade paga. A confidencialidade dos conteúdos do correio electrónico deixará de ser tida em conta para apresentar anúncios.
A tecnológica norte-americana Google vai deixar de analisar os conteúdos do correio electrónico para personalizar anúncios.
O anúncio foi feito na passada sexta-feira, 23 de Junho, por Diana Green, vice-presidente da Google Cloud.
Um dos objectivos passa por aproximar o serviço de email gratuito ao G Suite, modalidade paga e dirigida a empresas, onde nunca se assistiu a essa análise de conteúdos para fins publicitários.
"O conteúdo do Gmail para consumidores não será usado ou analisado para qualquer personalização de anúncios após esta mudança", garantiu a responsável.
Apesar desta decisão, a tecnológica tem outras formas para reunir informação sobre a actividade online e, desse modo, direccionar publicidade, que não deixará de estar presente no Gmail.
Os vídeos assistidos no Youtube, as pesquisas feitas online bem como todo o histórico do navegador Google Chrome permitirão à tecnológica apresentar anúncios mais direccionados aos gostos dos utilizadores.
A prática de análise de conteúdos do Gmail existe, praticamente, desde o início do serviço, originando críticas de especialistas na área da privacidade de dados.
Se há uma mudança na análise para publicidade, a Google vai continuar a desenvolver esse procedimento por questões de segurança, evitando acções de "spam", "phishing" e "malware".
Ao Financial Times, Diana Greene explicou que a decisão de parar de analisar os emails no Gmail – que conta com 1,2 milhões de utilizadores em todo o mundo – poderá ajudar a captar mais clientes para os serviços pagos, uma vez que são reduzidas as dúvidas sobre práticas de privacidade na componente empresarial.
Contudo, este processo de fim de análise dos conteúdos do email não é automático. Aos utilizadores cabe entrar na sua conta Google, dirigindo-se à área de informação pessoal e privacidade. Nesta parte, entra na definição de anúncios e, na nova página que será aberta, terá a opção de desactivar a personalização de anúncios, seleccionando o espaço para o efeito. Aí sim, garante a privacidade da sua caixa de email.
(Notícia actualizada às 15:55 com mais informação)