Notícia
ERC aprova nomeação de Daniel Deusdado para a RTP
A ERC aprovou esta quarta-feira a nomeação de Daniel Deusdado para director de programas da RTP1, RTP Informação e RTP Internacional. O parecer tem algumas recomendações como a não contratação de programas às produtoras de que foi sócio.
A ERC, regulador da Comunicação Social, aprovou esta quarta-feira a nomeação de Daniel Deusdado para director de programas da RTP1, RTP Informação e RTP Internacional. Apesar de positivo, o parecer implica algumas recomendações como a não contratação de programas às produtoras de que foi sócio, a Farol de Ideias e a Pequeno Farol, segundo apurou o Negócios.
As produtoras fornecem actualmente conteúdos para a RTP 2, nomeadamente para os programas Biosfera e Sociedade Civil.
Com este veredicto, fica praticamente concluído o processo de análise das exonerações e nomeações dos directores da RTP na sequência do processo de reorganização implementado pela administração da estação pública.
A exoneração de Fausto Coutinho como director de informação da RDP foi o único processo chumbado pela ERC. A falta de argumentos da parte da administração para a sua saída esteve na base da decisão da entidade liderada por Carlo Magno.
Apesar deste parecer, Fausto Coutinho colocou esta a quarta-feira o seu lugar à disposição da administração da RTP.
Agora, a RTP deverá reenviar para a ERC o pedido de exoneração do responsável, bem como da nomeação de João Paulo Baltazar para director de informação da RDP, de modo a concluir o processe de reestruturação das direcções.
Paulo Dentinho, correspondente da RTP em Paris, será o novo director de informação de televisão da estação pública, substituindo José Manuel Portugal.
A RTP 2 terá como nova directora Teresa Paixão, que substitui Elísio Oliveira.
Gonçalo Madaíl foi o nome escolhido para director da RTP Memória e Rui Pêgo irá ficar responsável pela Antena 1, Antena 2 e RDP Internacional. Nuno Reis ficará à frente da Antena3, que antes era dirigida por Rui Pêgo.
Já o cargo de director de estratégia de grelha, ocupado por Luís Marinho e criado pela antiga administração liderada por Alberto da Ponte, será extinto.