Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nova administração da RTP avança com mudanças nas direcções

A administração da RTP já arrancou com o processo de reorganização anunciado há um mês quando tomou posse. Os cargos de directores de informação da televisão e rádio, da RTP 2, de programação e de estratégia de grelha deverão sofrer alterações ainda este mês. Substitutos devem assumir funções já no início de Abril.

Miguel Baltazar
12 de Março de 2015 às 13:33
  • 8
  • ...

A nova administração da RTP, presidida por Gonçalo Reis, já iniciou os trabalhos de reorganização do organograma do canal público. Depois de ter tomado posse, e tal como prometido há um mês, antes de iniciar funções, o conselho de administração reuniu com os vários departamentos da empresa para tirar a fotografia e fazer alguns ajustes "necessários para a empresa funcionar melhor", disse Gonçalo Reis na semana passada.

 

A mudança de directores não vai abranger todos os departamentos. Os cargos de direcção de informação de televisão e rádio, da RTP 2, de programas e de estratégia de grelha são alguns dos que deverão sofrer alterações ainda este mês. A lista dos nomes substitutos ainda não está completamente fechada, devendo estar finalizada na sexta-feira, disse uma fonte da empresa ao Negócios.

 

José Manuel Portugal (director de informação), Fausto Coutinho (Antena 1), Hugo Andrade (programas), Elísio Oliveira (RTP2) e Luís Marinho (estratégia de grelha) foram convidados a deixar os cargos pela administração da RTP. Na quarta-feira durante a tarde os directores dos vários departamentos da empresa foram chamados ao quarto andar, piso da administração, para serem informados sobre o seu futuro na RTP.

 

Luís Marinho confirmou ao Negócios a sua saída do cargo de director de estratégia de grelha.

 

As substituições serão feitas tanto através de escolhas externas como através de promoções a nível interno, segundo a mesma fonte. A lista deverá ser apresentada ao Conselho Geral Independente (CGI) na sexta-feira. Além do ‘ok’ deste órgão, as exonerações e nomes substitutos precisam ainda do parecer vinculativo da ERC.

 

Os novos directores deverão iniciar funções já no início de Abril.

 

As mudanças começaram a ser feitas ao nível da direcção de informação de televisão. Na terça-feira à noite a administração da RTP informou José Manuel Portugal da futura alteração de funções, não sendo ainda conhecido o nome do novo director de informação da estação pública.

 

No dia seguinte, quarta-feira, foi a vez do director de informação da Antena 1, Fausto Coutinho, anunciar à redacção a sua saída do posto.

 

Até ao momento a RTP não confirmou nenhum dos nomes que têm surgido para substitutos de José Manuel Portugal e Fausto Coutinho. Tal como Gonçalo Reis disse na semana passada as mudanças "serão comunicadas atempadamente e em conjunto".

 

(Notícia actualizada às 15h30 com a confirmação da saída de Luís Marinho)

Ver comentários
Saber mais RTP Gonçalo Reis José Manuel Portugal Fausto Coutinho Antena 1 Hugo Andrade Elísio Oliveira RTP2 Luís Marinho Conselho Geral Independente CGI media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio