Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Director de informação da RDP colocou lugar à disposição

O director de informação da RDP, Fausto Coutinho, informou esta quarta-feira a redacção da rádio pública que colocou o lugar à disposição. Esta decisão surge no seguimento do pedido de exoneração do cargo pela administração da RTP.

08 de Abril de 2015 às 14:51
  • ...

O director de informação da RDP, Fausto Coutinho, informou esta quarta-feira, 8 de Abril, a redacção da rádio pública que deixou o seu lugar à disposição da administração da RTP.

 

A decisão de Fausto Coutinho surge no seguimento do pedido de exoneração do cargo que ocupa pela administração da RTP, liderada por Gonçalo Reis. Apesar da destituição ter sido chumbada pela ERC, regulador da Comunicação Social, por falta de argumentos da parte do conselho de administração da estação pública, Fausto Coutinho optou por sair do cargo.

 

Num email enviado esta quarta-feira à redacção da RDP, a que o Negócios teve acesso, o responsável explica que a decisão da ERC se trata "sem dúvida, de uma decisão histórica que traduz, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho feito – por TODA a redacção – no cumprimento das obrigações de serviço público e do Contrato de Concessão e na salvaguarda da autonomia editorial da Rádio".

 

Fausto Coutinho sublinha ainda que está "de consciência absolutamente tranquila mas há momentos na vida em que temos que saber sair de cena com a mesma dignidade com que entrámos e sempre em nome de valores mais elevados, neste caso o interesse da redacção da Rádio".

 

"Quem me conhece sabe que sou um homem de projectos e não de cadeiras e, por isso, cedo o lugar a outro consciente de que a nossa redacção é hoje mais respeitada, mais forte e mais relevante. Para isso, contribuiu decisivamente o CR/Rádio que soube estar à altura dos desafios e interpretar o sentimento colectivo", acrescenta.     

 

Um dos motivos que levou a ERC a não aprovar a sua exoneração foi precisamente o facto de o Conselho de Redacção da RDP não ter dado o seu parecer, como a lei prevê.

 

Agora, a RTP já pode reenviar para a ERC o pedido de exoneração do responsável e o pedido da nomeação do futuro director de informação da RDP. João Paulo Baltazar foi o nome indicado pela administração da RTP.

 

As restantes nomeações foram aprovadas pela entidade liderada por Carlos Magno, ficando apenas a faltar o parecer da nomeação de Daniel Deusdado, para director de programas da RTP1, RTP Informação e RTP Internacional. O parecer será decidido esta quarta-feira.

 

A administração da RTP anunciou o novo organograma a 13 de Março segundo o qual Paulo Dentinho substitui José Manuel Portugal na direcção de informação da RTP, José Arantes fica a liderar a direcção da RTP África, Teresa Paixão assume a direcção de programas da RTP2 e Rui Pêgo fica na direcção da Antena 1, Antena 2 e director da RDP Internacional. Já Nuno Reis passa a ser o director da Antena 3 e Gonçalo Madaíl assume a direcção da RTP Memória.

 

Contactado pelo Negócios, Fausto Coutinho não fez comentários. 

Ver comentários
Saber mais RDP Fausto Coutinho Gonçalo Reis ERC RTP Comunicação Social media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio