Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clubes de futebol perdem com domínio da Sport TV e concentração com PT e Zon

Um estudo realizado pelo economista Luís Cabral defende que a concentração PT, Zon, Sport TV e Sportinveste penaliza os clubes de futebol.

Negócios 04 de Dezembro de 2013 às 09:54
  • 2
  • ...

Luís Cabral, economista da Stern School of Business de Nova Iorque, defendeu, em Maio, a rejeição da operação de concentração entre PT, Zon, Sport Tv e Sportinveste.

 

Isto porque "aumenta o poder de monopsónio [um vendedor e vários compradores] da PPTV [empresa de Joaquim Oliveira que detém os direitos televisivos dos clubes e que será integrada na Sport TV] e da Sport TV em desfavor dos clubes". Luís Cabral defende que os clubes perderão cerca de um terço do valor dos direitos televisivos que seriam possíveis se houvesse concorrência no mercado. Os clubes da Liga Sagres recebem 58 milhões e uma estimativa da empresa O&O revela que o valor poderia ser de 100 a 200 milhões de euros.

 

Os estudos são revelados esta quarta-feira, 4 de Dezembro, pelo jornal "i", que acrescenta a conclusão destes estudos: "a falta de concorrência implica uma perda de valor para o consumidor, bem como para os clubes".

 

Para Luís Cabral há ainda, nesta concentração, o risco de aumentar a probabilidade de comportamentos concertados. "É difícil pensar numa prática que melhor facilite a concertação das estratégias da Zon e da PT", por isso, o economista defende que "tanto a análise económica como os precedentes jurídicos apontam para uma rejeição clara da proposta PT/Zon".

 

A operação de concentração está a ser analisada pela Autoridade da Concorrência. 

Ver comentários
Saber mais Luís Cabral PT Zon Sport Tv PPTV Joaquim Oliveira Autoridade da Concorrência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio