Notícia
Reorganização societária da Sport TV continua a suscitar dúvidas
A Autoridade da Concorrência, pela segunda vez, vai avançar para investigação aprofundada na análise da reorganização societária da Sport TV, no âmbito da qual a PT volta ao capital desta empresa.
"Propõe-se dar início a uma investigação aprofundada à operação de concentração (...), uma vez que a mesma suscita sérias dúvidas à luz dos elementos recolhidos", lê-se no projecto de decisão da deliberação da Autoridade da Concorrência que passa a análise à concentração da PT, Zon Optimus e Sport TV a investigação aprofundada, a que o Negócios teve acesso.
A investigação aprofundada num processo de concentração é decidida quando, na primeira fase da análise, a Autoridade da Concorrência mantém dúvidas sobre a operação. Com esta segunda fase tem mais 90 dias para analisar o processo.
A Concorrência está a analisar o impacto no mercado da entrada da PT na Sport TV, ficando esta entidade a ser participada, se concretizada a operação, em 50% pela Controlinveste, de Joaquim Oliveira, e em 25% pela Zon Optimus e 25% pela PT. Joaquim OLiveira integrará, na Sport TV, a empresa que detém os direitos televisivos dos clubes de futebol, a PPTV.
O "Público" avançava na edição de segunda-feira, 24 de Fevereiro, que esta operação estaria em investigação aprofundada.
A AUtoridade da Concorrência admite que, juntas na Sport TV, Zon Optimus e PT conseguem, se não quiserem distribuir um canal concorrente, inviabilizar esse canal.
"O impacto da operação ao nível da eliminação dos incentivos da PT para, proactivamente, promover a entrada de um concorrente da Sport TV, altera assim de forma determinante o contexto de mercado face ao cenário pré-operação".
(Notícia actualizada com mais informação da decisão da Concorrência)