Notícia
Sonae Indústria conclui venda do negócio em Espanha
A Sonae Indústria concluiu a venda de uma unidade espanhola, como já tinha anunciado em Março. E assume que a transacção não tem impacto nos capitais próprios.
A Sonae Indústria concluiu a venda do negócio de painéis de fibras duras ("hardboard") que detinha em Espanha, desenvolvido na unidade de Betanzos.
A venda foi feita pela participada da Sonae Indústria, a Tafiber - Tableros de Fibras Ibéricos.
Tal como anunciado em Março, a Sonae Indústria, liderada por Rui Correia, reafirma que a transacção inclui a transferência dos trabalhadores afectos ao negócio vendido, bem como o arrendamento do imóvel onde se encontra instalada a unidade industrial, propriedade de outra sociedade participada indirecta da Sonae Indústria.
Em 2014, a Sonae Indústria tinha classificado, nas suas contas, esta unidade como operação descontinuada. Fê-lo em relação à unidade de Betanzos em Espanha, mas também em relação às unidades de Auxerre e Le Creusot, em França, que, entretanto, já foram alienadas, de Pontecaldelas, em Espanha, cuja produção parou durante o primeiro semestre de 2014, e ainda das unidades industriais de Ussel e Linxe, em França.
Estas operações descontinuadas registaram um resultado negativo, em 2014, de 74 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas da Sonae Indústria.