Notícia
Paulo Azevedo é o novo "chairman" da Sonae Indústria e Sonae Capital
Os accionistas da Sonae Indústria e da Sonae Capital votaram favoravelmente, em Assembleia Geral, a proposta de que Paulo Azevedo substituísse o pai Belmiro nas presidências dos conselhos de administração. Rui Correia e Cláudia de Azevedo mantêm-se como CEO da Sonae Indústria e Sonae Capital, respectivamente.
Na Assembleia Geral da Sonae Indústria, realizada esta terça-feira, 31 de Março, os accionistas aprovaram a eleição de Paulo Azevedo para o cargo de "chairman", conforme tinha sido proposto por Belmiro de Azevedo.
Para vice-"chairman" executivo do conselho de administração foi designado o administrador Carlos Moreira da Silva, refere o comunicado divulgado pela empresa junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Rui Correia mantém a presidência executiva, como tinha sido também proposto por Belmiro de Azevedo. O CFO será George Lawrie.
Os accionistas da Sonae Capital aprovaram também, na AG desta terça-feira, as propostas de Belmiro de Azevedo. Assim, Paulo Azevedo assume o cargo de "chairman" e a sua irmã Cláudia de Azevedo mantém a presidência executiva.
Recorde-se que Belmiro de Azevedo já tinha abandonado funções executivas nas empresas do grupo Sonae, mas mantinha-se como "chairman" de várias empresas, cargos que anunciou este mês que iria abandonar, ao mesmo tempo que propôs que fosse Paulo Azevedo a assumi-los.
Com efeito, depois de a 9 de Março ter sido revelado que Belmiro de Azevedo não ia voltar a candidatar-se a "chairman" da Sonae SGPS, no dia seguinte chegaram mais duas confirmações. Belmiro revelou que não iria voltar a assumir o cargo de presidente do conselho de administração da Sonae Indústria e da Sonae Capital.
Belmiro propôs que o filho Paulo Azevedo assumisse o cargo de "chairman" em todas as empresas e que partilhasse a presidência executiva da Sonae com Ângelo Paupério. Na AG da Sonae, convocada para 30 de Abril, serão votadas essas propostas.
Para a presidência executiva da Sonae Capital, Belmiro propôs que se mantivesse a filha Cláudia Teixeira de Azevedo e que à frente da Sonae Indústria permanecesse Rui Correia, o que aconteceu.