Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Portugal com quinta maior queda da UE em Março

Após dois meses a crescer, a produção industrial em Portugal voltou a cair em Março, tendo mesmo registado a quinta maior queda mensal entre os países da União Europeia.

12 de Maio de 2016 às 11:06
  • ...

O volume de produção da indústria portuguesa caiu em Março de 2016. Assim, depois de ter aumentado em Janeiro (0,8%) e Fevereiro (0,9%), a produção industrial em Portugal registou uma variação mensal negativa de 1,3% em Março, a quinta pior evolução comparativamente com os restantes países-membros da União Europeia (UE).

 

Os dados divulgados esta quinta-feira, 12 de Maio, pelo Eurostat mostram ainda que no que diz respeito à evolução homóloga, a produção industrial portuguesa abrandou em Março. Isto porque, após ter tido um crescimento homólogo de 2,2% em Fevereiro, no mês seguinte acabou por obter um crescimento de apenas 0,2% comparativamente com igual período do ano passado.

 

Já no que diz respeito ao conjunto da UE, também se verificou uma queda mensal, embora menos acentuada do que aquela que tinha sido verificada em Fevereiro. A produção das fábricas do conjunto dos 28 Estados-membros da União recuou 0,5% em Março face a Fevereiro, isto depois da variação mensal negativa de 1,0% obtida entre Janeiro e Fevereiro. É o segundo mês consecutivo em que a produção industrial da UE cai, depois do aumento mensal de 2,0% alcançado no primeiro mês deste ano.

 

Em termos homólogos o comportamento foi distinto, apesar do abrandamento verificado. A produção da indústria da UE registou um crescimento de 0,3% em Março, que significa um abrandamento comparativamente com os crescimentos homólogos de 3,3% e 1,0% em Janeiro e Fevereiro, respectivamente.  

Queda estende-se à Zona Euro

No que concerne ao conjunto dos 19 países que integram a Zona Euro, a produção industrial recuou pelo segundo mês seguido em Março (-0,8%), depois da variação mensal negativa de 1,2% em Fevereiro.

 

Em termos homólogos, a produção industrial na Zona Euro cresceu pelo terceiro mês, com uma evolução homóloga positiva de 0,2% em Março, que se seguiu ao crescimento de 3,5% em Janeiro e de 1,0% em Fevereiro, sempre comparativamente com os mesmos períodos de 2015.

 

De entre os países que compõem a UE, os dados do Eurostat mostram que as maiores quedas mensais na produção industrial foram registadas pela Irlanda (-11,2%), Lituânia (-3,5%) e Estónia (-3,3%), enquanto os maiores aumentos aconteceram na Croácia (+5,0%), na República Checa (+1,4%) e em Espanha (+1,3%).

 

Por fim, as quedas homólogas mais pronunciadas no espaço dos 28 verificaram-se na Irlanda (-10,6%), em Malta (-5,4%), na Estónia (-4,8%) e na Grécia (-4,1%), enquanto os maiores aumentos homólogos foram registados pela Croácia (+6,9%), pela Suécia (+4,9) e pela Eslovénia (+4,4%).

Ver comentários
Saber mais Eurostat Produção Industrial Portugal União Europeia Zona Euro Irlanda Lituânia Estónia Croácia República Checa Espanha Malta Grécia Suécia Eslovénia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio