Notícia
Produção industrial nas maiores economias do euro caiu em Março
A produção industrial caiu em França e na Alemanha e estagnou em Itália, quando as previsões dos economistas apontavam para subidas. A evolução deste indicador relança receios sobre a recuperação da economia do euro.
A produção industrial nas três maiores economias da Zona Euro ficou abaixo do esperado, em Março, sinalizando um possível enfraquecimento da procura na região.
Segundo dados do Governo germânico, divulgados esta terça-feira, 10 de Maio, a produção das fábricas alemãs caiu 1,3%, no segundo declínio mensal consecutivo. A quebra foi superior ao esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um decréscimo mais ligeiro de 0,2%.
Em França este indicador desceu 0,3% em relação ao mês anterior, quando os economistas projectavam um aumento de 0,5%. Em Itália, a produção industrial estagnou, em Março, e na Holanda caiu 2,4%.
Os dados revelados esta terça-feira sugerem que o crescimento na Zona Euro poderá ter perdido impulso no final do primeiro trimestre, quando a economia avançou ao ritmo mais acelerado em um ano.
O abrandamento da economia global levou a economia alemã a depender cada vez mais da procura doméstica, impulsionada pelo desemprego em mínimos. A confiança dos empresários deteriorou-se no mês passado, e o banco central do país, o Bundesbank, espera um menor impulso no segundo trimestre devido à deterioração da conjuntura internacional.
Ainda assim, as encomendas à indústria alemã aumentaram 1,9% em Março, o que poderá sinalizar um crescimento da produção nos próximos meses.