Notícia
Volume de negócios na indústria acentua queda em Março
O índice de volume de negócios na indústria acentuou a queda no terceiro mês deste ano. O mercado externo penalizou mais a evolução do índice do que o mercado doméstico.
O índice de volume de negócios na indústria acentuou a tendência de queda durante o mês de Março. Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 10 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este índice registou uma queda homóloga de 3,2% em Março. No mês anterior, este indicador tinha registado uma queda de 1,6%.
"O índice do agrupamento de energia deu o contributo mais influente para a diminuição homóloga do índice total, -1,6 pontos percentuais, em resultado de variação de -6,9% (-13,7% no mês anterior). Excluindo aquele agrupamento, as vendas na indústria passaram de um crescimento de 2,6% em Fevereiro para uma redução de 2,1% em Março", escreve o gabinete de estatística.
O índice que diz respeito ao volume de negócios com o exterior registou uma diminuição de 6,6%, sendo que em Fevereiro a redução tinha sido de 1,4%. O índice relativo ao mercado doméstico apresentou uma variação homóloga de -2,9%.
"Os índices de emprego e de remunerações registaram crescimentos homólogos de 1,6% e de 3,5%, respectivamente", esclarece o INE. Por outro lado, o índice relativo às horas trabalhadas passou de um aumento de 0,4% no segundo mês do ano para uma redução de 1,7% em Março.