Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Três em cada 10 agências imobiliárias só aguentam mais um mês

Mais de 70% dos profissionais do setor acredita que os preços de venda de imóveis vão descer nos próximos meses.

Lusa
04 de Maio de 2020 às 11:57
  • ...

As agências imobiliárias têm estado de portas fechadas há várias semanas por causa das restrições impostas devido à pandemia da covid-19 e três em cada 10 referem que apenas têm capacidade financeira para suportar mais um mês nestas circunstâncias.

Segundo um inquérito realizado pelo site especializado em imobiliário, Idealista, 83% dos profissionais do setor continuam a trabalhar a partir de casa. E mais de metade (51%) dos inquiridos referem ter aproveitado o confinamento para fechar operações pendentes.

A formação (47%), atualização da carteira de imóveis (46%) e tarefas de fidelização de clientes (43%) são outras das principais atividades indicadas. E 17% dos profissionais aproveitaram para angariar novos imóveis para comercialização após o fim do confinamento.

Contudo, a atual situação fragilizou a situação das agências, com 29% a considerar apenas ter capacidade financeira para suportar mais um mês nas atuais circunstâncias. Para 47% das agências, o período máximo de viabilidade com a atual situação é de dois a três meses. Dos inquiridos, 9% aponta para uma capacidade de sobrevivência de quatro a cinco meses e apenas 7% suportaria mais de seis meses.

Preços das casas e rendas vão baixar

No que respeita às perspetivas para a evolução dos preços nos próximos meses, uma larga maioria (71%) dos profissionais imobiliários antecipa uma descida nos preços das casas, enquanto 22% espera que estes se mantenham e 7% não sabe ou não responde.

Também no mercado do arrendamento a perspetiva é de uma quebra no valor das rendas. Essa é a convicção de 66% dos profissionais, enquanto 26% antecipa uma estagnação e 2% aposta numa subida. Há ainda 6% que não sabe ou não responde.

Ver comentários
Saber mais imobiliário agências preços casas rendas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio