Notícia
Estado é dono de 23.679 imóveis
O último balanço aponta para um número inferior de imóveis na esfera pública face a 2015. Apesar disso, o Estado viu aumentar o número de edifícios, andares e casas na sua posse.
O Estado português detinha, no final de 2016, um património de 23.679 imóveis. O número consta do último Relatório do Sistema de Informação dos Imóveis do Estado, citado pelo Diário de Notícias esta terça-feira, 21 de Fevereiro.
A publicação faz as contas e mostra que existem menos 151 imóveis no registo face ao ano anterior. A evolução global é justificada pela quebra da categoria "não definidos", para os 5.531 imóveis.
Além dos 5.775 terrenos, 17.904 dos activos imobiliários do Estado já estão edificados. Nesta última rúbrica é possível referenciar 8.577 edifícios ou prédios, 1.322 andares ou apartamentos e 1.441 moradias ou casas – todos números que aumentaram face ao ano anterior.
"Por ministério, permanece o peso significativo do número de registos incompletos do tipo edificado na esfera do Ministério do Planeamento, devido à actividade por parte da Infraestruturas de Portugal (…) bem como no âmbito do Ministério da Finanças, associado aos imóveis que transitam para o Estado por herança", pode ler-se no documento citado pelo Diário de Notícias.